segunda-feira, 28 de março de 2011

Generos Literários!


Estamos vendo os diferentes gêneros literários na aula. Como sabemos, eles tiveram origem na Grécia. Um texto literário quanto ao conteúdo (tema) e estrutura, pode-se enquadrar em:

Lírico: gênero poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu-lírico”, ou seja, o eu-lirico expressa seus sentimentos pessoais.

Dramático: é o
gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores. Ou seja, é aquele texto escrito para ser encenado, como a tragédia, comédia e a tragicomédia

Épico/Narrativo: há a presença de um narrador, que quase sempre conta uma história que envolve terceiros. Os verbos e os pronomes, normalmente, são em 3ª pessoa. Os textos épicos são geralmente longos e narram historias de um povo ou uma nação. Envolvem aventuras, guerras, gestos heróicos e apresentam tom de exaltação, isto é, valorização de heróis e feitos grandiosos. Os poemas épicos intitulam-se epopéias.
 As principais epopéias da cultura ocidental são: A Ilíada e A Odisséia, de Homero; Os Lusíadas de Camões. No Brasil os mais importantes são Caramuru, de Santa Rita Derrão e Uruguai, de Basílio da Gama.
 Houve um declínio nesse tipo de texto para dar lugar aos gêneros narrativos modernos, que também se prestam a narrar uma historia ficcional. Ex: romance, novela, conto e crônica.

  De acordo, com seus conhecimentos, leia o texto abaixo e indique a que gênero pertence, não esqueça de explicar o porquê. Podem também sugerir, o que acham que falta ao blog ! Beijos Camyla!

Música, divina música!

Tanto duvidaram dele, da teoria daquele jovem gênio musical, que ele resolveu provar pra si mesmo, empiricamente, a teoria de que não existem animais selvagens. Que os animais são tão ou mais sensíveis do que os seres humanos. E que são sensíveis sobretudo ao envolvimento da música, quando esta é competentemente interpretada.

Por isso, uma noite, esgueirou-se sozinho pra dentro do Jardim Zoológico da cidade e, silenciosamente, se aproximou da jaula dos orangotangos. Começou a tocar baixinho, bem suave, a sua magnífica flauta doce, ao mesmo tempo em que abria a porta da jaula. Os macacões quase que não pestanejaram. Se moveram devagarinho, fascinados, apenas pra se aproximar mais do músico e do som.

O músico continuou as volutas de sua fantasia musical enquanto abria a jaula dos leões. Os leões, também hipnotizados, foram saindo, pé ante pé, com o respeito que só têm os grandes aficionados da música. E assim a flauta continuou soando no meio da noite, mágica e sedutora, enquanto o gênio ia abrindo jaula após jaula e os animais o acompanhavam, definitivamente seduzidos, como ele previra.

Uma lua enorme, de prata e ouro, iluminava os jacarés, elefantes, cobras, onças, tudo quanto é animal de Deus ali reunido, envolvidos na sinfonia improvisada no meio das árvores. Até que o músico, sempre tocando, abriu a última jaula do último animal - um tigre.

Que, mal viu a porta aberta, saltou sobre ele, engolindo músico e música - e flauta doce de quebra. Os bichos todos deram um oh! de consternação. A onça, chocada, exprimiu o espanto e a revolta de todos:

- Mas, tigre, era um músico estupendo, uma música sublime! Por que você fez isso? E o tigre, colocando as patas em concha nas orelhas, perguntou:
- Ahn? O quê, o quê? Fala mais alto, pô!

MORAL: OS ANIMAIS TAMBÉM TÊM DEFICIÊNCIAS HUMANAS.

10 comentários:

  1. O texto possui características de um gênero épico/narrativo, pois o principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. beijos, Thayná R.

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa e explicação! No entanto, é bom consertar a definição de gênero épico. Revejam, ok?
    Quanto ao que está faltando no blog, repito o que já sugeri: abram uma sessão permanente intitulada "Lista de blogs", como já fez o 1 ano B, com links de blogs e sites relacionados à literatura, livros, leitura etc. Em outra postagem, coloquei o endereço do meu blog e do blog da turma do 1 ano A.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah, outra sugestão: vocês poderiam alterar a cor do pano de fundo das postagens dos comentários. Está difícil de ler, kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A fábula pertence ao gênero Épico. O que percebemos nesse gênero é que na maioria das vezes há presença de figuras fantasiosas,mas a fábula de Millor traz personagens humanos diferenciando-se das tradicionais .

    ResponderExcluir
  5. O texto literario apresentado pertence ao genero Épico, pois apresenta caracteristicas q são correspondentes a ele, são elas: é um texto narrativo, uma fabula, e apresenta uma serie de atos, que podem ou não ser ficticios.

    ResponderExcluir
  6. O texto pertence ao gênero literário épico, porque as características desse gênero se adequa a esse texto, pois ele tem um narrador, é uma fábula e uma serie de acontecimentos ficticios.

    ResponderExcluir
  7. O texto de Millor Fernandes é uma fábula. Esta apresenta um narrador que fala sobre um músico que acredita que os animais são sensíveis a uma boa música e decide provar sua teoria, apresenta os animais com características humanas (falando) e apresenta uma moral no fim, todas estas características fazem parte do gênero épico ou narrativo, sendo a fábula um exemplo do mesmo.
    Mª Carolina

    ResponderExcluir
  8. Tem como personagens, animais e lição de moral; características típicas de uma fábula, pertecente ao gênero narrativo.

    ResponderExcluir
  9. O texto apresenta características de fábulas,e até mesmo de um conto,pois apresenta acontecimentos fictícios e um narrador na história,por isso é de gênero épico ou narrador.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o gênero seja narrativo,pois seus personagens são animais e tem uma moral da história,características de uma fábula.
    Beijos

    ResponderExcluir