quarta-feira, 2 de março de 2011

A Era Clássica

Estamos estudando em sala de aula os estilos de épocas.No início do século XVI enquanto colônia, desenvolveu-se no Brasil a Era Clássica, uma parte da literatura que se dividia em 3 épocas: O Quinhentismo, o Barroco e o Arcadismo, que se estenderam até o século XVIII. Sendo assim, vou deixar um poema de um autor de uma dessas épocas, e o trabalho de vocês será dizer a qual ele pertece. 
Beijos, Luana Pires.

Lira I - Tomás Antônio Gonzaga
 

Graças à minha Estrela!

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, d’ expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
Eu vi o meu semblante numa fonte,
Dos anos inda não está cortado:
Os pastores, que habitam este monte,
Com tal destreza toco a sanfoninha,
Que inveja até me tem o próprio Alceste:
Ao som dela concerto a voz celeste;
Nem canto letra, que não seja minha,
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
Mas tendo tantos dotes da ventura,
Só apreço lhes dou, gentil Pastora,
Depois que teu afeto me segura,
Que queres do que tenho ser senhora.
É bom, minha Marília, é bom ser dono
De um rebanho, que cubra monte, e prado;
Porém, gentil Pastora, o teu agrado
Vale mais q’um rebanho, e mais q’um trono.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
Os teus olhos espalham luz divina,
A quem a luz do Sol em vão se atreve:
Papoula, ou rosa delicada, e fina,
Te cobre as faces, que são cor de neve.
Os teus cabelos são uns fios d’ouro;
Teu lindo corpo bálsamos vapora.
Ah! Não, não fez o Céu, gentil Pastora,
Para glória de Amor igual tesouro.
 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este é um poema muito interessante e bonito. Pertence à época do arcadismo. No arcadismo as pessoas falavam muito sobre serem pastores, cuidarem dos pastos e da natureza e sobre suas amandas em seus poemas e etc.
    Sua obra mais conhecida é Marilia de Diceu, onde fala de sua amada, Marilia.
    Rafaela Maciel

    ResponderExcluir