terça-feira, 15 de março de 2011

Qual a função utilizada na imagem?

                Segundo o site infoescola narcisismo provém da Mitologia Grega, que narra a história de Narciso, um jovem muito bonito que desprezou o amor da ninfa Eco e por isso foi condenado a apaixonar-se por sua própria imagem espelhada na água. Este amor impossível levou Narciso à morte, afogado em seu reflexo. O narcisismo, portanto, retrata a tendência do indivíduo de alimentar uma paixão por si mesmo. Segundo Freud, isso acontece com todos até um certo ponto, a partir do qual deixa de ser saudável e se torna doentio.
                Segundo os gregos o ser humano não tinha fraqueza, por isso na imagem a seguir podemos perceber que apesar de todo sofrimento de Maria não vemos lágrimas em seu rosto.

                                                                       Comentem, beijos ;*
                                                              Elisa Linhares

8 comentários:

  1. Acredito que esta imagem pertença a função cartártica, pois ao demonstrar que Maria não chora, a imagem nos faz querer saber a razão pela qual isso ocorre mesmo diante de um sofrimentro tão grande.
    Mª Carolina

    ResponderExcluir
  2. Já eu acho o contrario de Carol !Para mim a função é a Hedônistica, uma vez que ela esconde a obscuridade do sentimento de tristeza e passa-nos um ser perfeito, sem sofrimento retratando o belo!

    ResponderExcluir
  3. Essa imagem recria o que foi passado antigamente,claro que omitindo as verdadeiras expressões de sofrimento passadas na epoca.Concordo com yanne,ele não faz o retrato concreto e real do ocorrido,função hedonística.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu com Jesus e os que lhe cercavam,até hoje causa muita discurssão,pois cada um acredita e relata da sua forma,baseado na sua crença.Com os artistas não podian ser diferente eles mostram em suas esculturas e quadros o que passa no seu entendimento do fato ocorrido,o que sua crença permite mostrar.
    Concordo com Yanne e Amanda,o artista nos mostra o acontecido de forma leve e pura,não passa ao observador um sentimento de revolta,pois não relata na imagem um ponto de vista de dor e sofrimento,por isso função hedonística.
    Tainá Rolim

    ResponderExcluir
  5. Também acho que a funçao é hedonística, porque apesar de ser um fato triste que é a morte de Jesus, ela tenta mostrar sempre o belo, e que nada está perdido, como é mostrada na expressão de Maria.

    ResponderExcluir
  6. Para mim a função é hedonística, pois a imagem tenta retratar a "perfeição" do homem, a busca da perfeição, tentando se mostrar forte. beijos, Thayna R.

    ResponderExcluir
  7. A imagem apresentada tem a função literaria hendonistica, pois mesmo diante de todo o sofrimento, a imagem de Maria é serena, não mostrando a realidade e buscando a perfeição, assim como são as caracteristicas da função hendonistica.

    ResponderExcluir
  8. função hedonística pois mostra a tragédia da morte de Jesus de um modo belo, e os semblantes de quem o cerca são suaves e piedosos, sem sofrimento explícito.

    ResponderExcluir