Oi gente! Semana passada foi o carnaval e por isso não postamos. Mas essa semana, vamos voltar com tudo! Como estamos em semana de prova, vou falar sobre um dos assuntos da avaliação de literatura: A literatura e suas funções.
Como sabemos a literatura é capaz de provocar reflexões e emoções no leitor. Ela desempenha quatro funções:
1) A função hedonística: proporciona prazer por meio da contemplação do belo. Para os gregos o belo, na arte, consistia na proximidade da obra de arte com a verdade ou a natureza.
2) A função catártica: busca provocar efeitos morais conflitantes.
3)A função comunicativa: busca uma comunicação entres os interlocutores de épocas diferentes. Por exemplo, o leitor de um texto literário ou contemplador de uma obra de arte, não só recebe a comunicação, mas também recria e atualiza a obra, de acordo com os aspectos artísticos e culturais do seu tempo
4) A função humanizadora: desenvolve um projeto transformador da sociedade.
Vou colocar um pequeno texto para vocês indicarem quais funções ele provoca em você!
ISSO É MUITA SABEDORIA
Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.
Agora é com vocês! Beijos Camyla!
Acho que a função catártica! Tento em vista que o autor busca sensibilizar o publico falando do amor ,do sofrimento sentido e alimentando um sentimento de piedade.
ResponderExcluirTambém acho que é função catártica, pois o texto fala sobre o amor e do sofrimento que de alguém que ama e não é amado.
ResponderExcluir