segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quinhentismo - Literatura de Informação

       O Quinhentismo corresponde a qualquer tipo de literatura produzida sobre o Brasil no século XVI. Uma das formas de representação dessa literatura é a literatura de informação:

Caráter literário

Dada sua finalidade principalmente informativa, a linguagem dos textos do século XVI, em geral, não admite metáforas nem outros artifícios estéticos. Entretanto, o caráter narrativo da maioria das obras e a capacidade imaginativa dos autores contribuem para fazê-los superar os relatórios burocráticos ou científicos.

Estilo e deslumbramento

No que se refere à linguagem, podem-se encontrar nos textos do século XVI preocupações estilísticas semelhantes às dos prosadores portugueses do mesmo período. Assim, as características estilísticas se unem à criatividade e às manifestações de emoção dos autores, modificando o caráter informativo/utilitário dos textos revelando valores artísticos e literários. Esses valores são reforçados na medida em que os textos apresentam particularmente o deslumbramento e o entusiasmo do europeu diante da natureza exuberante dos Trópicos.

Influência sobre romantismo e modernismo

Os textos da literatura informativa também repercutiram em muitos autores brasileiros dos séculos posteriores. Em meados do século XIX, num momento histórico marcado pela necessidade de afirmar a nacionalidade recém-adquirida, os escritores do Romantismo, como Gonçalves Dias e José de Alencar vão pesquisar as origens do país nos textos quinhentistas. Deles extraem a imagem do índio que utilizarão como personagem-símbolo da nacionalidade.

A primeira geração do Modernismo vai se debruçar sobre os textos do século 16 para propor uma nova noção de nacionalismo, que questionava satiricamente os padrões culturais europeus seguidos no Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha é ironizada no capítulo 9 (Carta prás Icamiabas) do "Macunaíma", de Mário de Andrade.

Principais autores e obras

Assim, pode-se afirmar que os textos do século XVI apresentam interesse literário:

  • por documentar o contexto histórico e cultural específico em que a literatura brasileira surgiu;

  • pelas manifestações de criatividade e pelo cuidado estilístico;

  • por apresentar a origem de características predominantes nas primeiras escolas literárias brasileiras, o Barroco e o Arcadismo;

  • por servir de inspiração à literatura brasileira de épocas posteriores.

    Os estudos de literatura brasileira consideram como seu objeto somente os textos escritos em português. Em sua "História Concisa da Literatura Brasileira", o professor Alfredo Bosi aponta os cinco autores e obras mais significativas do século XVI. São eles



  • Pero Vaz de Caminha, "Carta do Achamento do Brasil" (1500)

  • Pero Lopes de Sousa, "Diário da Navegação" (1530);

  • Pero de Magalhães Gândavo, "Tratado da Terra do Brasil" e "História da Província de Santa Cruz, a que Vulgarmente Chamamos Brasil" (1576);

  • Fernão Cardim, "Narrativa Epistolar" (1583) e os "Tratados da Terra e da Gente do Brasil" (data incerta);


  • Para completar o quadro da literatura brasileira no século  XVI, porém, não se pode deixar de olhar com mais atenção para as obra do padre José de Anchieta que, paralelamente ao trabalho religioso, desenvolveu uma constante atividade literária. Escreveu numerosos autos teatrais com finalidade de catequese, e uma grande quantidade de poemas, em português, espanhol, tupi e latim, cujos méritos artísticos são reconhecidos pela crítica literária. Além disso, publicou um estudo linguístico intitulado "Arte da Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil" (1595). 




    Beijos, Camyla Rolim

    2 comentários:

    1. Olá, Camyla. Acho que seria interessante postar poemas modernistas que fizeram releituras da carta de Pero Vaz de Caminha e de outros cronistas. A exemplo, temos os poemas de Oswald de Andrade e Murilo Mendes, além de outros.
      Um abraço!

      ResponderExcluir
    2. O Quinhentismo foi o primeiro movimento literário no Brasil. Em relação aos demais, sua importância é um tanto quanto menos expressiva na literatura, por não apresentar nenhum escritor brasileiro,mas tem sua efetiva importância pelo fato de mostrar a literatura pedagógica dos jesuistas e também de enfatizar o caráter documental sobre o Brasil de cronistas e viajantes estrangeiros.

      Ingridy Lima

      ResponderExcluir