segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quinhentismo No Brasil

Como vimos na aula de hoje o Quinhentismo, fase da literatura brasileira do século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1500, época da colonização portuguesa no Brasil. A literatura brasileira, na verdade, ainda não tinha sua identidade, a qual foi sendo formada sob a influência da literatura portuguesa e europeia em geral. Logo, não havia produção literária ligada diretamente ao povo brasileiro, mas sim obras no Brasil que davam significação aos europeus.

As duas manifestações literárias do Quinhentismo brasileiro foram a literatura informativa e a literatura dos jesuítas.


• Literatura Informativa

Também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, reflexo das Grandes Navegações, empenha-se
em fazer um levantamento da “terra nova”: sua flora, sua fauna, sua gente. De caráter descritivo, esses
documentos são a única fonte de informação sobre o Brasil do século XVI. A principal característica dessa
informação é a exaltação da terra, resultado do assombro do homem europeu saído do mundo temperado ao se defrontar com um mundo tropical, totalmente diferente, novo, exótico. Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos, quase sempre empregados no superlativo.

• Literatura dos jesuítas

O melhor da produção literária do Quinhentismo, do ponto de vista estético, surge na segunda metade do século XVI, com a chegada dos padres jesuítas. Seus textos, com forte traço da cultura medieval, representam manifestações de uma literatura mais organizada, seja pela cultura dos membros da Companhia de Jesus, seja pelo cultivo de gêneros como a poesia e o teatro. Refletindo o momento religioso da Contra-Reforma, é uma literatura de cunho pedagógico, voltada ao trabalho de catequese.


Beijos, Tainá Rolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário