segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Gênero Épico

          Nosso primeiro assunto do 4º bimestre foi sobre uma das mais antigas manifestações literárias: o gênero épico, aquele em que um narrador conta uma história que envolve terceiros. Os textos épicos são escritos em versos e narram a história de um povo ou de uma nação, geralmente são longos e abordam como tema viagens, guerras e  aventuras, havendo neles a exaltação dos heróis e seus feitos. Na antiguidade, a epopeia tinha a mesma função que têm hoje os textos narrativos, principalmente o romance.
         Um dos mais famosos poemas épicos é Odisseia de Homero que é considerada uma das maiores obras da literatura e expressa com força e beleza a grandiosidade da remota civilização grega. O título do poema provém do nome do protagonista, o grego Ulisses (Odisseu), filho e sucessor de Laerte, rei de Ítaca e marido de Penélope. Na obra, Homero registra um dos primeiros relatos de viagem. Leva para o plano ficcional os limites, as fronteiras do mundo conhecido, fixando certas idéias dos gregos a respeito de além do "vinoso mar". O enredo gira em torno das viagens e aventuras de Ulisses em duas etapas:

- A primeira compreende os acontecimentos que, em nove episódios sucessivos, afastam o herói de casa, forçado pelas dificuldades criadas pelo deus Posêidon.

- A segunda consta de mais nove episódios, que descrevem sua volta ao lar sob a proteção da deusa Atena.

         É também desenvolvido um tema secundário, o da vida na casa de Ulisses durante sua ausência, e o esforço da família para trazê-lo de volta a Ítaca. A Odisséia compõe-se de 24 cantos e  estrutura-se em quatro partes: Assembléia dos deuses, Nova assembléia dos deuses, Narração de Ulisses e Viagem de retorno. Veja abaixo um trecho do poema:
<>  <> <>
gTrecho do Livro Odisséia


"Estrangeiro, os sonhos são verdadeiramente confusos,
ambíguos e, para os homens, nem tudo se cumpre.
Pois são dois os portões dos tênues sonhos:
um é feito de chifre, e o outro de marfim.
Os sonhos que passam através do cerrado portão de marfim
enganam, trazendo promessas que não se cumprem;
mas, os que saem pelo polido portão de chifre,
esses se cumprem, para os mortais que os vêem."


 Nesse trecho Penélope, esposa de Odisseu, descreve o reino dos sonhos.

Não esqueçam de comentar! Beijos,
Camyla Rolim




Um comentário:

  1. A palavra “épos” vem do grego e significa “versos” e, portanto, o gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Na estrutura épica temos: o narrador, o qual conta a história praticada por outros no passado; a história, a sucessão de acontecimentos; as personagens, em torno das quais giram os fatos; o tempo, o qual geralmente se apresenta no passado e o espaço, local onde se dá a ação das personagens. Como se é visto, todos esses aspectos estão presentes no poema 'Odisséia',o narrador no qual relata a história do passado,em tal sucessão de acontecimentos onde os personagens são os principais fatos da história e o tempo e o espaço que estão de maneira totalmente compatíveis.

    Ingridy Lima

    ResponderExcluir