quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Trago hoje um poema de Gregório de Matos, porta brasileira da literatura barroca. espero que gostem.
-Rafaela Maciel




A umas saudades


Parti, coração, parti, 
navegai sem vos deter, 
ide-vos, minhas saudades 
a meu amor socorrer.

Em o mar do meu tormento 
em que padecer me vejo 
já que amante me desejo 
navegue o meu pensamento: 
meus suspiros, formai vento, 
com que me façais ir ter 
onde me apeteço ver; 
e diga minha alma assi: 
Parti, coração, parti, 
navegai sem vos deter. 
  
Ide donde meu amor 
apesar desta distância 
não há perdido constância 
nem demitido o rigor: 
antes é tão superior 
que a si se quer exceder, 
e se não desfalecer 
em tantas adversidades, 
Ide-vos minhas saudades 
a meu amor socorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário