quinta-feira, 5 de maio de 2011

Romantismo no Brasil.

     José de Alencar foi o maior autor da prosa romântica no Brasil, nascido em 1 de maio de 1829, autor principalmente dos romances indianistas e urbanos. Tentando estabelecer uma linguagem do Brasil, Alencar consolidou a modalidade no país e lançou clássicos. O indianismo de José de Alencar está presente no “O Guarani”. Já em seus romances urbanos, faz críticas à sociedade carioca (em especial) onde cresceu, levantando os aspectos negativos e os costumes burgueses. Nestas obras, há a predominância dos personagens da alta sociedade, com a presença marcante da figura feminina. Os pobres ou escravos são reduzidos ou quase não têm papel relevante nos enredos.
     Assim é a conclusão básica de histórias de Alencar como “Lucíola”, “Diva” e, claro, “Senhora”. As intrigas de amor, desigualdades econômicas e o final feliz com a vitória do amor (que tudo apaga), marcam essas obras, que se tornaram clássicos da literatura brasileira e colocaram José de Alencar no hall dos maiores romancistas da história do Brasil.
E então, você concorda mesmo que José de Alencar seja um dos maiores romancistas da história brasileira?  Agora é com você!
José de Alencar
beijos, Amanda Hardman.
 

5 comentários:

  1. Sim, pois José de Alencar é conhecido como o pai dos romances Indianistas e Urbanos. Entre eles, o romance indianista foi o que mais fez sucesso entre o público.

    ResponderExcluir
  2. Concordo sim, José de Alencar foi um dos maiores romantistas da história Brasileira, sua característica era de obras diferentes aos outros autores, obras de estilos bem variados do nosso cotidiano, e que ainda fazem sucesso até hoje e apesar dele ser mais conhecido por essas obras literárias, também fez algumas peças de teatro.

    ResponderExcluir
  3. Sim, José de Alencar foi um dos maiores romantistas da história do Brasil, inclusive ele foi o percursor do romantismo no Brasil em quatro areas: a indianista, psicológica, regional e histórica, ou seja, foi o primeiro a começar as ideias e as tendências.

    ResponderExcluir
  4. Sim, concordo ele é cohecido como o pai dos romances indianistas e urbanos. Onde o romance indianistas foi o que mais se distacou entre o público.

    Por: Rafael Linhares

    ResponderExcluir