A rosa de Hiroxima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Vinícius de Moraes.
Pense e comente sobre o que você sente em relação ao poema, Amanda Hardman.
O poema nos leva a refletir sobre as consequências que ficaram na população japonesa após o lançamento da bomba atômica em Hiroshima. Consequencias que duram até hoje. O poema também refere-se as pessoas que tinham a vida inteira pela frente, porém, morreram. Tiveram suas rotas alteradas. Dessa forma, entendo que o autor que mostrar-nos que desastres como esse não devem se repetir, pois causam trágicas consequências que podem ser sentidas várias gerações depois.
ResponderExcluirEsse poema nos leva a refletir sobre a Bomba Atômica jogada na cidade de Hiroxima, no Japão. Ele mostra a rosa como a bomba atômica que afetou crianças, adultos, idosos e que trouxe muitas consequências como: pessoas doentes, feridas e mortes de pessoas que tinham anos e mais anos pela frente.
ResponderExcluiro poema "A Rosa de Hiroshima" faz a gente refletir sobre como a população que sofreu o ataque das bombas atômicas ficou. A rosa significa a bomba, que matou e feriou pessoas de todas as idades e classe sociais, e nos faz pensar como deve ter sido dificil pra a população do japão enfrentar isso.
ResponderExcluirEste poema logo de inicio ja nos faz refletir sobre a bomba atômica e outros acidentes que assemelham-se com o da cidade de Hiroshima; por outro lado nos mostra so uma parte de toda a destruiçao ocorrida na mesma; onde afetou a populaçâo toda a populaçao do japâo. Isadora Cristina.
ResponderExcluirO poema nos coloca para refletir sobre a bomba de Hiroshima,no Japão.Infatizando as consequencias,como as mortes injustas da sociedade japonesa.
ResponderExcluirMaria Eduarda
Nesse poema, nos leva a refletir sobre a dor que as pessoas sentiram por causa da bomba atômica e as consequencias causadas, as mortes, os problemas de saúde por causa da radioatividade.
ResponderExcluirNesse poema nos faz refletir o quanto a bomba atômica destruiu vidas e ficou marcada para sempre na memoria do povo Japonês.
ResponderExcluirO poema certamente nos faz refletir muito sobre todos os problemas, as vidas que foram perdidas,todas as dificuldades do povo que presenciou esse desastre, que a bomba de Hiroxima propiciou para todo o povo de Hiroxima e nagasaki . E tudo isso apenas por interesses militares, com certeza nos alerta sobre a falta de humanidade do povo da época que foi capaz de acabar com milhares de vidas. Uma vida é muito mais que interesses políticos e econômicos é exatamente isso que o autor quer transmitir para nós através de seu poema.
ResponderExcluirEsse poema vem mostrar a destruição deixada pela bomba jogada em Hiroxima e nos faz refletir sobre as consequências dessa tragédia: mulheres e crianças machucadas, doentes, e muitas sem um lar, sem família, sem comida, e tanta destruição apenas para mostrar o "poder" que os EUA possuía na época. O autor vem nos dizer que matar tantas pessoas não é poder mas uma sem perfume algum.
ResponderExcluirMª Carolina
A " Rosa de Hiroshima ", veem primeiramente nos fazer lembrar da bomba atomica lancada nas cidades de hiroshima e nagasaki. Esse acidente acarretou milhares de mortes e pessoas com sequelas ate hoje, por causa da " vibracao ". A doenca que mais teve foi cancer.
ResponderExcluirO poema retrata do acontecimento no japão, em que foram lançadas bombas sobre as cidades de hiroshima e nagasaki, onde destruiu por completamente as cidades, e que abalou bastante a população japonesa.
ResponderExcluirPor: Rafael Linhares
O poema a Rosa de Hiroshima deu-se pelo acontecimento da Bomba atômica lançada nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. O que provocou caos e mortes de muitas pessoas inocentes o que abalou bastante a população japonesa.
ResponderExcluirDjanielle Rodrigues