quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como surgiu?


Olá galera, agora que já vimos algumas poesias concretas é hora de saber como ela surgiu.
A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas). 

Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigrandes” (palavra tirada de um poema de Erza Pound e que não significa nada.), fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. 

Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira. 

O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto. 
Agora que vocês ja sabem, comeentem!
beeeijos, Karol Brunet

3 comentários:

  1. A poesia concreta é uma forma de ''brincar'' e expressar o que quer se dizer,sem muito esforço .

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro as poesias concretas!
    Elas além de terem o texto em si possuem uma linguagem verbal, ligada ao assunto do qual o poema se refere. A poesia concreta nos faz refletir, através não só do que esta ali escrito, em palavras, e sim , pela maneira de serem agrupadas em forma de figuras ,idéias ou outras series de organizações que as palavras podem adquirir.Acho a poesia concreta muito interativa e ao meu ver nos faz refletir mais sobre o assunto alem de exigir um raciocínio em sua interpretação.

    ResponderExcluir
  3. A poesia concreta é a forma de se expressar o conteudo sem muito esforço.


    po: Rafael Linhares

    ResponderExcluir