segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estilos de Época

Estamos trabalhando em sala as poesias do livro Convite à Leitura.  Identificando nelas o estilo a que o autor pertence e as características desse estilo... Vocês sabem, quais são os estilos que existem na literatura brasileira? E quais suas características?
 A Literatura do Brasil Colônia é iniciada no século XVI indo até o século XVIII, compreendendo as épocas chamadas de "Quinhentismo", "Barroco" e "Arcadismo", a chamada era clássica. A época do Brasil Independente (pós-colonial) inicia-se no século XIX até os dias de hoje.
           Em relaçao ao Brasil Colônia, aqui vai um desafio, escolhi um poema de Gregorio de Matos, mas cabe a vocês dizerem a que estilo ele pertence e que características te fizeram chegar a essa resposta! Se precisar de ajuda consultem o livro ou o site http://www.infoescola.com/literatura/estilo-individual-e-estilo-de-epoca/ .
                                                Poema:
A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
da vossa alta clemência me despido;
porque, quanto mais tenho delinqüido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,
a abrandar-vos sobeja um só gemido:
que a mesma culpa, que vos há ofendido
vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma
ovelha perdida, e já cobrada
glória tal e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na sacra história,

eu sou Senhor, a ovelha desgarrada,
cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
perder na vossa ovelha, a vossa glória.
(Gregório de Matos)

Um beijo, espero que respondam =D, Camyla Rolim .

8 comentários:

  1. Olá, gente! Primeiramente, parabéns pelo blog, está muito bonito.
    Agora, gostaria que fosse feita uma correção. Na Era Medieval, o Brasil ainda não havia sido "descoberto", portanto, não temos expressão literária nessa época. A Literatura do Brasil Colônia é iniciada no século XVI indo até o século XVIII, compreendendo as épocas chamadas de "Quinhentismo", "Barroco" e "Arcadismo", a chamada era clássica. A época do Brasil Independente (pós-colonial) inicia-se no século XIX até os dias de hoje, ok?
    Favor fazer essa correção!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Camyla, se eu tiver errada, exclua esse comentário kk. Bom, eu acho que o estilo do texto é "Barroco", pois ele tem características religiosas, está em formato de poema (Características fortes desse estilo).
    beijos,
    Thayná R.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que esse poema seja do estilo BARROCO, pois o autor Gregório de Matos viveu no século XVII, tempo em predominou esse estilo. As características do estilo barroco estão muito presentes neste poema:a religiosidade, as antíteses e a forma de organização(poesia). Por ter alto conhecimento da aréa jurídica o autor teve capacidade de avaliar e escrever sobre a realidade da época e, por isso ficou conhecido como "boca de inferno". Este foi um dos autores que marcou a literatura de sua época.

    Mª Carolina Miranda

    ResponderExcluir
  4. Pude perceber que o poema relata a religiosidade e ressalta as rimas, características que são encontradas em poemas do estilo 'Barroco'. Após pesquisar, descobri que Gregório de Matos nasceu no ano de 1636 e morreu em 1695, vivendo assim no século XVII, século em que o estilo 'Barroco' predominava.

    Thaís

    ResponderExcluir
  5. O estilo desse poema é barroco, pois a primeira caracteristica que eu percebi, foi o ano em que ele viveu, e pela forma como ele descreve a religiosidade daquela epoca.

    ResponderExcluir
  6. Gregório de Matos viveu no século XVII então provavelmente é o estilo Barroco. Principalmente a Fé que se é passada, o uso culto da língua ,e o dualismo nas frases que são conflitantes entre si nos levam direto ao estilo barroco .

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o estilo retratado seja o barroco, pois o poema tem características bem semelhantes a esse estilo, como a retratação da religiosidade, as rimas e o tempo em que foi escrito é o mesmo da epoca em que o estilo predominado era o Barroco

    ResponderExcluir
  8. Pelo o que li, fica claro que o poema é do estilo barroco. Nota-se pelo próprio estilo do poema e a data de nascimento do escritor Gregório Matos, nascido em 23 de dezembro de 1636 e morreu em 26 de novembro de 1695.

    ResponderExcluir