quinta-feira, 21 de abril de 2011

Poesias Concretas


Olá pessoal, 

Na última segunda-feira começamos assunto novo em literatura: "tendências da literatura contemporânea".Trabalhamos primeiramente com a poesia concreta, leiam esse texto que achei sobre o tema:
"Nos anos 50 a 60; o brasil viveu um período de bastante euforia política e econômica. Foi a época do governo Juscelino kubischek ( 1956-1961 ), que empreendeu uma política econômica industrial e desenvolvimentista.
Abriu as portas ao capital estrangeira, que instalou suas industrias, aproveitando-se de nossa mão-de-obra barata. Ocorreram grandes euforias no país.
No plano internacional, vitoria da Revolução cubana abriram as discurssões sobre as relações entre as grandes nações nos países do Terceiro Mundo.
A cultura brasileira acompanhava o rítmo das mudanças. Novas idéias surgiram, com a Bossa Nova, o Cinema Novo, o Teatro de Arena, festivais de músicas transmitidos pela televisão.
Após o golpe militar o país manteve-se dinâmico por mais anos. Surgiu o teatro oficina, que encenou o rei da vila de Oswald de Andrade. O tropicalismo ganhou as rádios e tv.
O concretismo: O poema- ícone
A principal corrente de vanguardas na literatura, ocorreu na década de 1950 até os dias de hoje.
Com a liderança de três poetas paulistas: Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos. O grupo criou a revista Noigandres.
Os recursos da poesia concretistas são os mais variados; vão de experiências sonoras, com aliterações, até o emprego de diferentes formas e tamanhos. O poema assume a forma de cataz de cartão, de anúncio, de dobradura, fotografia, colagem. O poeta transforma-se num artista gráfico, num artesão sintonizado com o seu tempo."
Hoje trago pra vocês algumas poesias concretas para cada um citar sua interpretação e dizer o que acha sobre esse estilo de poesia.




Poesia concreta




poesia concreta



Beijos, Thayná Rezende

5 comentários:

  1. adorei a postagem, eu acho que poesia concreta é aquela que pega um texto corrido e o tranforma em versos resumidos, mas sempre com formas de modo que forme uma poesia ritmica formal. beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, gente! Adorei a postagem sobre a poesia concreta. Vamos comentar alguns desses poemas na nossa próxima aula?
    Quero saber tudo o que vocês aprenderam na minha ausência, kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto e até prefiro esse tipo de poema, pois a sonoridade, a disposição das palavras e as imagens facilitam o entendimento. Adorei os poemas apresentados. O primeiro fala do prazer de tomar uma xícara de café (desde da preparaçao até a degustaçao); o segundo fala do ciclo natural da vida (do nascimento até a morte) e o terceiro refer-se à vida que temos atualmente, altemante corrida, e também a influência que a internet exerce sobre nós.

    ResponderExcluir
  4. Particularmente gosto da poesia concreta pela forma dinâmica de como é organizada. O autor tem total liberdade de brincar com as palavras dispondo-as de maneira que provoque uma reflexão ainda maior no leitor e exija atenção na leitura. Gostei bastante da última poesia exposta.Ela retrata o corre-corre do nosso dia a dia e ainda mostra a dependência e influência da tecnologia na nossa vida.

    ResponderExcluir