sexta-feira, 29 de abril de 2011

A influência da música na vida dos brasileiros



"A música foi uma das artes que sempre possuiu uma maior força de mobilização social, pois ela exerce grande influência em seu meio e vice e versa. Podemos ilustrar essa idea com uma frase de Arnold Schering, um musicólogo alemão que diz: "...em todos os tempos a música sempre foi o instrumento predileto para dominar os espíritos".
Não precisamos ir muito longe para entendermos melhor a frase de ArnoldSchering e assim entendermos como a sociologia da música funciona.
No Brasil, no chamado "anos de chumbo" com a implantação da ditadura militar, que foi do ano de 1964 até 1985(com a redemocratização do Brasil), existiram movimentos musicais que protestavam contra o novo regime e utilizavam a música como principal instrumento de protesto para demonstrar a insatisfação da sociedade brasileira. A música interferia na sociedade, na tentativa de "dominar os espíritos" do povo e assim manter viva e fazer surgir a resistência ao regime. O momento social vivido interferia na música, principalmente na letra e no ritmo das canções.

Exemplos de movimentos musicais como esses temos aos montes, como: A Tropicália ( 1967/68), um movimento musical que tentou retomar os princípios antropofágicos de Oswald de Andrade e do movimento modernista de 1922, para romper tanto com o formato, que julgavam ser antigo, da música brasileira (bossa nova), quanto com a política vigente no pais.
Surgiram também os grandes festivais de música que deram espaço para os artistas e seus hinos contra o governo militar, o mais famoso deles foi o Festival de Música Popular Brasileira organizado pela TV Record, que consagrou vários artistas como Chico Buarque de Holanda e GeraldoVandré.

O regime militar tinha plena consciência do poder que a música exercia na sociedade, e com o receio de ter o seu poder ameaçado a censura entrou em ação. Várias canções foram proibidas e vários artistas foram exilados.

Por outro lado, os meios de comunicação vinculados ao regime, divulgavam grupos musicais como a Jovem Guarda ( grupo musical criado na década de 60) que não tinham engajamento
político, ou seja, não ameaçavam o poder dos militares.
O regime também soube aproveitar a música a seu favor. Em pleno "milagre econômico" na década de 70, depois da conquista dotricampeonato mundial de futebol no México pela seleção brasileira, a música, "Pra frente Brasil", foi utilizada para criar um clima de otimismo e transmitir tranqüilidade a sociedade.

Podemos dizer tranquilamente que se o regime militar não tivesse sido implantado no Brasil naquela determinada época, naquela determinada sociedade e que se ele não tivesse as características que teve, a música brasileira não teria as obras e os artistas, que foram produzidas e revelados na época, e hoje poderíamos viver uma etapa musical diferente da atual.

Esses exemplos citados sobre regime militar, ilustram a influência que o meio exerce na arte e assim esclarece um pouco como a sociologia da música funcionou na ditadura militar brasileira." (http://jornalsociologico.blogspot.com/2009/05/sociologia-da-musica-na-ditadura.html)

Olhem esse vídeo com trechos de músicas de Chico Buarque, Gal Costa e Cazuza. O que vocês acham sobre essas músicas? Como elas influenciavam na época da Ditadura (a música de Chico) e influenciam até hoje?
Não deixem de comentar!
beijos, Thayná Rezende.

6 comentários:

  1. Olá, gente!
    A turma do blog do bimestre passado não atendeu a minha solicitação de criar uma sessão permanente com links de blogs, sites relacionados à literatura, inclusive com o link de acesso ao blog do 1ano B e do meu blog.
    Então, solicito mais uma vez que seja colocado, ok?
    Os endereços são:
    www.curtapoesia.blogspot.com
    www.literaturanls-1b.blogspot.com
    Gostaria, também, que vocês divulgassemo site da Revista Eletrônica Zunái: poesia e debate, onde foi publicada recentemente a Antologia da Poesia Paraibana Contemporânea, organizada pelo professor de Literatura da UFPB, também poeta.
    O endereço do site é: http://www.revistazunai.com/.
    Favor colocar na sessão que vocês vão criar para a divulgação dos links. Vejam no blog do 1ano B para ver como eles fizeram, ok?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bem interessante as músicas escritas na época da ditadura, pois retratam bem a crítica e a ânsia pela liberdade, utilizando recursos como metáforas, ambiguidades e outras coisas. Por exemplo, a musica Cálice , mostrada no vídeo, representa o cálice na verdade no sentido de "cale-se", justamente condenando a falta de liberdade de expressão. Como a música sempre foi uma maneira de expressão dos sentimentos, durante a Ditadura não foi diferente, foi nesse período, que tal função foi muito explorada por meio de cantores como Gal Costa e Gilberto Gil representando grande influencia no movimento e na sociedade. Hoje em dia a música também exerce importante papel na sociedade, porém de forma diferente já que os artistas podem expressar-se livremente.

    ResponderExcluir
  3. As músicas criadas durante a ditadura militar chamam sempre bastante atenção. Acho que é um meio deles expressarem o quanto era duro passar por tudo aquilo, e um meio de reivindicar a liberdade. Hoje, as músicas são mais "soltas", os artistas realmente mostram o que querem, sem medo.

    ResponderExcluir
  4. Na época da Ditadura Militar o brasil sofreu mudanças tanto na pólitica como na cultura o que influenciava na vidas de todos os brasileiros da época.Ifluenciava na cultura por meio das censuras de filmes, peças teatrais, livros, sem falar nas inumeras músicas.Os cantores por sua vez, ou apoiavam o governo, ou saíam do país,ou criavam músicas utilizando ambiguidades e metáforas como Camyla falou e é o que notamos na música Cálice de Chico Buarque e Gilberto Gil.Eu particulamente gosto muito dessa música e já tinha visto alguns vídeos dela, mas um que me emociona muito e que vale a pena vocês verem é o vídeo que mostra o show PHONO 73 que aconteceu em São Paulo e que como a música Cálice foi considerada subversiva não poderia ser cantada,então Chico a canta com a letra modificada mas mesmo assim seu microfone foi desligado.
    http://www.youtube.com/watch?v=g6tOX2HcOR0&feature=related
    Assistam vale a pena!!!
    Tainá Rolim

    ResponderExcluir
  5. As músicas dessa época retratavam toda a violência sofrida pela população, o que acontecia, mas de forma que a censura não descobrisse. Alguns exemplos "tanta mentira tanta força bruta", "como é difícil acordar calado".

    ResponderExcluir
  6. Perai, vcs só postam a cópia do texto? Pq esse é o texto integral do Jornal Sociológico. Deviam tê-lo usado para embasar sua ideia e não simplesmente copiá-lo.

    ResponderExcluir