domingo, 3 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam.
Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo. Conforme afirma Leonardo Boff, “cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] “ Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.
A partir daí, podemos começar a refletir sobre o relacionamento leitor-texto. Já dissemos que ler é, acima de tudo, compreender. Para que isso aconteça, é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Ele precisa manter um posicionamento crítico sobre o que lê, não apenas passivo.
Então, que tal exercitarmos um pouco mais essa atividade fundamental: A Leitura! Leiam e interpretem o texto a seguir!



A Felicidade

O tempo passa, e nós mudamos tanto...
Ficamos tão sérios, tão preocupados, e sempre tão sem tempo pra coisa alguma. De repente, alguém disse que para sermos felizes, o que precisamos é ter um bom emprego, uma bela casa, o carro do ano, os aparelhos e as roupas da moda e, claro, termos muito dinheiro na conta. E nós, bobos, seguimos atrás destas coisas cegamente, aficcionadamente, entregando-nos a uma vida afogada em trabalho, estudos, metas, e uma constante insatisfação.
Mas se olharmos para trás, ainda poderemos lembrar de um tempo em que era até engraçado não ter dinheiro e fazer vaquinha pra pagar a conta da lanchonete com nossos melhores amigos. Se não conseguíamos ir todos juntos para a festa ou para o show da hora, fazíamos nossa festa na casa de alguém, ou na rua, mesmo, por que nossa verdadeira festa era estarmos juntos, sorrindo uns com os outros.
Mas... para onde foi esse tempo? Para onde foram os amigos? Para onde estamos indo nós?Nós nascemos muito felizes. Crescemos naquilo que pode ser a expressão mais tangível da felicidade possível, mas aos poucos vamos trocando isso por outros valores, como sucesso profissional e sucesso financeiro...
Bem aventurado é aquele que consegue acordar a tempo de perceber que melhor do que fazer horas extras no trabalho ou perder noites de sono em algum projeto ou pesquisa, é sempre reservar um tempo para preservar suas amizades, dedicando-se às pessoas que você ama, à sua família. A felicidade está conosco o tempo todo: nós é que muitas vezes não damos a menor bola pra ela...
Augusto Branco






Beijos, Camyla Rolim! Boa semana!

6 comentários:

  1. É, a verdadeira felicidade estão nas coisas pequenas, pode ser que naquele momento você não dê muita importancia, mas logo depois você vai lembrar que coisas muitos simples, como por exemplo aquelas verdadeiras amizades que ficam como uma lembrança boa é que faz a verdadeira felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, conta a verdadeira realidade do que estar acontecendo agora, de que estamos em um "corre corre" e acabamos esquecendo de dedicarmos mais aquelas pessoas que nos amam e nos fazem felizes.

    ResponderExcluir
  3. Bianca Marinho
    Damos muita importancia a coisas tão pequenas e esquecemos do que realmente importa que a essecia, e quem nos ama.

    ResponderExcluir
  4. O texto acima fala sobre como nos distanciamos da felicidade com o tempo,na infância a nossa inocência nos ajuda a perceber e valorizar as coisas simples da vida, o que não fazemos quando nos tornamos adultos e com isso 'perdemos a felicidade'.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Damos importância mais aos acontecimentos medíocres do dia-a-dia e esquecemos de ver o que realmente importa.

    ResponderExcluir