quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Convite a Leitura" de Otoniel Machado



O livro “Convite a Leitura” é um passeio por poemas, crônicas e músicas e possui seleção e organização de Otoniel Machado da Silva (professor do colégio). Otoniel propõe ao leitor, diversas maneiras de ver, de dizer, e de ler um mesmo assunto ao longo da história, ao contrário das antologias literárias didáticas. Assim, o livro organizado por ele convida o leitor a ler – simplesmente ler.
Para começar bem, nada melhor que uma das poesias do livro de Otoniel Machado :
CONVITE - José Paulo Paes
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

Neste poema, José Paulo Paes associa a poesia, aos brinquedos que as crianças adoram, mas ele relata que os brinquedos se desgastam com o tempo, as palavras não, criando assim a  ideia de que “brincar” de poesia pode se tornar melhor que brincar com qualquer outro brinquedo de “verdade”.
 Agora é com vocês, postem nos comentários o que acham que o poema relata, beijos Luana Pires.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Taynah Brindeiro

    No poema "Convite", o autor, José Paulo Paes, ao fazer a comparação entre a poesia e as brincadeiras de criança, tem como finalidade criar uma ideia de que com o passar do tempo os brinquedos se desgastam, ao contrário das palvras, que com o passar do tempo, mais novas se tornam.
    Beijinhosss =*

    ResponderExcluir
  3. No poema "Convite" o autor tenta passar a imagem de que o poema em si não uma coisa complicada de se lidar. Tanto que ele usa o termo "brincar",e quanto mais se busca as palavras mais o conhecimento aumenta,por que novas palavras vão surgindo.
    :*

    ResponderExcluir
  4. A poesia, a musica, a literatura e a arte é um conjunto que faz parte do nosso dia a dia. É importante esse conhecimento para a vida porque adquirimos novas experiências.

    ResponderExcluir
  5. No poema "Convite" o autor se refere a poesia como uma forma de brincadeira, mas que a poesia não "acaba" como um brinquedo, pois de tanto você brincar com a palavras, com as rimas ela não se acaba, se renova.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. No poema "convite" de José Paulo Paes, ele fala de quão bom é a poesia, é como uma brincadeira e o melhor ela nunca acaba ela é como águas de um rio que estão sempre a renovar. Isto é a arte da poesia.
    :D

    ResponderExcluir
  7. Este poema mostra que a poesia é e sempre será como uma brincadeira para quem escreve. Não há pessoas que façam poesia e não gostem, porque a poesia é arte, e "Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam".

    ResponderExcluir
  8. Isadora;
    "... só que de tanto brincar se desgastam, ja as palavras n, quanto mais se brinca mais nova ficam...". Os brinquedos são objetos que a gente compra na loja e de tanto usar fica velho e se desgata ou quebra. Já as palavras, não são objetos, são coisas que a gente usa no nosso dia-a-dia e não ficam velhas, pelo contrário todo dia ficam mais novas. É essa comparação que ele faz com o brinquedo e a palavra, um se acaba logo e o outro dura pra sempre.

    ResponderExcluir
  9. Bom, o texto faz um comparação, entre os brinquedos das crianças e as palavras. Mas ele contrasta a diferença entre eles. Como ele diz, os brinquedos de tanto se brincar de gastam, quebram ou ficam esquecidos, já as palavras não, elas vão se tornando mais importantes, e se renovando a cada dia.

    ResponderExcluir
  10. O poema "Convite" compara os brinquedos e as palavras, mas mostra que os brinquedos um dia vão, perdem a graça, e se desgastam, ao contrário das palavras que a cada se renovam e ficam mais importantes e úteis nas nossas vidas.

    ResponderExcluir