terça-feira, 1 de novembro de 2011

1492 - A Conquista do Paraíso

               Na Idade Moderna, na época das Expansões Marítimas (XV/XVI), o interesse dos navegadores europeus era descobrir terras e conquistá-las, em busca de especiarias, ouro, e principalmente, traçar um caminho que os levasse até as Índias.
                 Um destes navegadores foi o genovês Cristóvão Colombo, um homem que desafiou a igreja para provar a teoria de que a terra não girava em torno de Deus (teocentrismo), não era quadrada e não possuía nenhum abismo; a terra se apresentava de forma esférica. Colombo acreditava que, para chegar até as Índias , o navegador deveria sair da Espanha em linha reta a 750 léguas, há nove semanas pelo “mar tenebroso” – oceano Atlântico, e assim, chegaria ao Oriente.
                  O que Colombo não sabia era que iria muito além das Índias, descobrindo novas terras! Para viajar, Colombo precisava do apoio da rainha – Estado Absolutista, e se ele conseguisse descobrir uma nova rota comercial para Espanha, seria nomeado nobre. È chegado o dia de partir. A tripulação e as caravelas estão prontas. Colombo calcula cada passo da viagem com a bússola, astrolábio, mapas.              
                Porém, um pequeno erro de cálculo levou as caravelas a passarem da distância prometida , levando a tripulação a se preocupar com a viagem. Passaram-se alguns dias do prazo da rota, e eis que de repente, a profundidade começa a diminuir, terra à vista! Os espanhóis chegam em terra em 1492. Colombo achou que havia chegado às Índias, mas cometeu um ligeiro engano, pois ele havia chegado à América Central, nas Ilhas Guananis, onde achou espécies de animais nunca vistas antes por um europeu.
                 O “Novo Mundo” era o paraíso! Porém, as terras já eram habitadas por pessoas com hábitos e cultura diferentes, o que levou os europeus a estranhar seus hábitos, mas o convívio inicial levou alguns membros da tripulação de Colombo até a tornarem-se índios (termo utilizado para relacionar com a idéia de que haviam chegado às Índias). No entanto, os “índios” perceberam a ambição dos espanhóis no ouro, na riqueza e no poder. E então tudo pode acontecer.

E aí? Gostaram do filme? O que mais chamou atenção?

PS: Não esqueçam de responder aquelas perguntas!

Beijos, Camyla Rolim


4 comentários:

  1. Muito bem, Camila. Excelente postagem.
    Vamos comentar todos?

    ResponderExcluir
  2. O filme nos mostra como era a relação entre a Igreja Católica e o Rei e como existia a ganância pelo poder. Para Colombo, o que mais o motivava era a descoberta de uma terra desconhecida, que ele demostra através da sua coragem, sem se preocupar com as consequências e a tragédia do acontecido. Outra coisa que me chamou atenção foi como o seu filho resgata toda a história do pai, dando a Colombo, o seu devido mérito.

    ResponderExcluir
  3. I really happy found this website eventually. Really informative and inoperative, Thanks for the post and effort! Please keep sharing more such blog.

    Geek Squad Tech Support
    Geek Squad best buy
    Geek Squad Support
    garmin.com/express

    Generally I do not read article on blogs, but I wish to say that this write-up very compelled me to try and do so! Your writing style has been amazed me. Thanks, quite nice post.

    ResponderExcluir
  4. Thanks for Sharing such an amazing article. Keep working... Your Site is very nice, and it's very helping us.. this post is unique and interesting, thank you for sharing this awesome information

    Diksha App | Diksha

    ResponderExcluir